O que é acupuntura?

A acupuntura é um sistema de tratamento usado na China e em outros paises ocidentais por milhares de anos. O principal objetivo da acupuntura é tratar a pessoa como um todo, visando à recuperação do paciente nos aspectos físico, emocional e espiritual.
Sua função é aumentar o bem-estar do paciente, ao contrário de tratamento isolado de específicos sintomas. Certos fatores sobre a vida, como a qualidade do nosso ambiente de vida e de tensão diária, bem como o processo de envelhecimento podem fazer os nossos corpos “esquecerem” o seu potencial de cura inato.
A acupuntura funciona como uma maneira de lembrar o corpo como cuidar de si mesmo, através da intervenção mínima, tendo como único efeito colateral uma maior sensação de bem-estar geral, para além dos sintomas físicos inicialmente apresentados. Isso acontece porque o acupunturista qualificado combina conhecimento, interesse genuíno em cada paciente único e relacionamento forte, formando uma parceria com a cura do paciente. Recentemente a acupuntura tem recebido muita atenção a partir da medicina convencional. Onde foi comprovado cientificamente, que a acupuntura apresenta efetivos resultados em várias situações de problemas físicos e mentais.

O que acupuntura faz?

A consulta inicial leva aproximadamente uma hora e meia. Com um detalhado questionário sobre o presente e passado dos problemas da saúde, história familiar, estilo de vida e saúde em geral. Isto ajudará no diagnóstico correto e determinará quais os pontos a serem utilizados para o seu específico tratamento.
A prática da acupuntura implica na inserção de finas e estéreis agulhas dentro de predeterminados pontos do corpo, sendo este um processo indolor. As agulhas são inseridas numa profundidade de meio a 5 centímetros, em ângulos de 15 a 90 graus em relação à pele, e retiradas depois de um período que pode variar de poucos segundos a 1 hora, dependendo dos resultados pretendidos. É possível também estimular os pontos usando outros métodos incluindo:

Moxibustão

O calor liberado pela queima de uma pequena quantidade da planta medicinal artemísia (que depois de trabalhada recebe o nome de lã de moxa) estimula o ponto da acupuntura diretamente sobre a pele do paciente.

Ventosas

Nesta prática – conhecida também como cupping –, o ponto da acupuntura é estimulado pelo acúmulo de sangue na área. Frascos de borda lisa com uma abertura estreita são usados para “sugar” a pele.

Eletroestimulação das agulhas

Uso de uma pequena corrente com impulso elétricos que estimulam as agulhas fazendo a tonificação ou sedação dos pontos, conforme a necessidade.

Auriculoterapia

Segundo a acupuntura, os abundantes nervos da orelha têm conexão com todas as partes do corpo. A correta estimulação dos pontos auriculares tem reflexos na saúde e no equilíbrio de um órgão enfermo ou dolorido. As agulhas devem permanecer na orelha por 7 dias, com um esparadrapo.

Cromoterapia

Estimulação dos pontos com luz de diferentes espectros de cores.

Eletromagnetos

A ação de cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas, desobstruindo os meridianos, ativando a circulação sangüínea e reequilibrando a energia vital do organismo. Este sistema ocorre sem a utilização de agulhas.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

P: A acupuntura serve para tudo?
R: Não. Como qualquer outra terapia, tem suas limitações, podendo melhorar ou até curar diversas doenças. Por outro lado, ela pode ser complementar a outras especialidades médicas, porém, é importante ressaltar que a Acupuntura não recupera estruturas anatômicas lesadas.

P: A Acupuntura pode ser associada a medicamentos ?
R: Não há nenhuma restrição quanto ao uso de medicamentos com a acupuntura. O importante é seguir as recomendações médicas de cada especialidade.

P: A Acupuntura pode ser feita com outras terapias ?
R: Sim. Não existe nenhuma restrição quanto a associação com outras terapias como: fisioterapia, alopatia, homeopatia, etc.

P: A Acupuntura causa efeitos colaterais?
R: Não, a Acupuntura não provoca nenhum efeito colateral, nem interage com qualquer medicação que o paciente estiver utilizando.

P: Como é uma sessão de acupuntura?
Tendo por base o diagnóstico, são inseridas agulhas na pele em pontos selecionados, os pontos usados podem variar de acordo com os sintomas, não havendo obrigatório repetir os pontos entre as sessões. O paciente pode estar deitado ou sentado.

P: Quanto tempo dura um sessão de Acupuntura?
R: A partir de 10 minutos já se observam resultados terapêuticos efetivos, sendo a média em torno de 20 a 30 minutos.

P: Quantas sessões são necessárias?
R: Depende da patologia. Se a doença é aguda poucas sessões, se é crônica, o tempo é indeterminado. Não podemos esquecer que resposta terapêutica é individual.

P: A Acupuntura faz efeito de imediato?
R: Depende da patologia. Existem situações onde em uma única sessão se obtém o resultado desejado, o que não é o habitual. Em geral se espera um resultado favorável nas primeiras sessões.

P: A Acupuntura serve para emagrecer?
R: Isoladamente não, porém o agulhamento de determinados pontos, tem a capacidade de acalmar a mente, estimular a diurese, reduzir a ansiedade, e normalizar funções gastrointestinais, o que associado a um programa de emagrecimento que inclua orientação nutricional, desintoxicação (uso de substâncias fitoterápicas ou homeopáticas), atividade física e motivação pessoal, terá todos os ingredientes para atingir seu objetivo.

P: A Acupuntura serve para tratar vícios?
R: Isoladamente não, porém, como dito anteriormente associada a outras terapêuticas (alopatia, fitoterapia, homeopatia, psicoterapia, etc) é possível obter resultados satisfatórios. É importante ressaltar que dependendo do vício é indispensável o apoio de outros profissionais.
P: Existe Acupuntura de manutenção?
R: Sim, porque existem doenças crônicas. – A Acupuntura provoca dependência física ou psíquica ?
Não, já que não existe nenhuma substância química nas agulhas.

P: Existe preparo para a Acupuntura?
R: Não. Alguns cuidados elementares devem ser seguidos:
· Não estar em jejum.
· Não ingerir bebidas alcoólicas antes da sessão.
· Evitar exercícios físicos antes da sessão.
· Estar com a pele limpa.
· Usar roupas confortáveis e folgadas.
· Não interromper o uso da medicação habitual (anti hipertensivos, diuréticos, etc.).

P: O que é Acupuntura Auricular? (Orelha)
R: É um técnica de tem por objetivo a harmonização do corpo através da estimulação de pontos distribuídos pelo pavilhão auricular (agulha, semente, laser). É utilizada tanto para fim diagnóstico como terapêutico, e não deve ser utilizada de maneira isolada, pois sua ação se dá sobre os sintomas e não promove a reversão do processo de adoecimento. Está indicada como complementar pois potencializa a Acupuntura sistêmica.

P: Vou ter alguma reação após a acupuntura?
R: Normalmente não. Porém pode ocorrer:
· sonolência
· equimose (roxo na pele)
· discreto sangramento no local no momento da retirada a agulha.
· dor discreta no ponto agulhado.
· coceira no ponto.
· hiperemia (vermelhidão) no local agulhado

Tabela Ryodoraku

Tabela Ryodoraku